Pastoral vocacional Mercedaria de la Caridad

miércoles, 5 de abril de 2017

Tema da JMJ 2019

RUMO À JMJ – PANAMÁ 2019

TEMA GERAL 2017

O PODEROSO FEZ POR MIM GRANDES COISAS!
(Lc 1,49)

TEMA 1 (mês de março): “O QUE O PODEROSO PODE EM MIM”



1.      OBJETIVOS



- Conhecer à luz da Palavra, neste caso, do cântico de Maria as atitudes fundamentais da Virgem - especialmente a sua atitude de júbilo, alegria e humildade, reconhecendo nela a ação poderosa de Deus

 - Criar espaços para o confronto de sua própria vocação, à luz do Sim de Maria.
- Entusiasmar-se com a força do carisma mercedário, que nos abre o caminho para a JMJ 2019.

2.      METODOLOGIA: Ver – julgar – agir – revisar – celebrar


3.      DINÂMICA DA REUNIÃO

3.1  VER (partimos da experiência): O poder de que fala o mundo & o poder de Deus, cantado por Maria
PASSOS:
- Formar grupos de 5 pessoas
- Entrega, a cada grupo, de algumas imagens, nas quais se possa observar o poder que vem de Deus & o poder do mundo.












- Convite para responder às seguintes perguntas:
 Que sentimentos despertam em mim estas imagens? Que parte do meu corpo entra em sintonia ao observá-las (meus olhos, meu coração, minha cabeça, minhas mãos, meu ventre, meu estômago)? Gostaria de ter algo a ver ou ser algum dos personagens que eu vejo? Que contraste observo? Quais são as duas forças que se opõem nas figuras observadas? Que coisas eu priorizo na minha vida? Qual é o lugar que ocupo ou com que personagens “convivo” na vida do dia a dia? Que tipo de poder deixo entrar na minha vida? É a fragilidade, o serviço, a pobreza, uma fraqueza, escravidão ou ausência de poder?

- Cada grupo pode usar um papelógrafo para escrever o resultado da sua reflexão, no entanto, para sociabilizar o conteúdo também pode usar um desenho, uma frase, um símbolo, um gesto, etc.
- A pessoa coordenadora faz uma síntese final, sem julgar as respostas, apenas transmitindo o que foi ouvido.


3.2 JULGAR (buscar luz sobre o tema)

• LEITURA: "A ANUNCIAÇÃO"

(A leitura pode ser acompanhada com música de fundo e com slides. Também se pode representar). N = narrador   M = Maria     A = anjo

N: Naquele tempo, Deus enviou o anjo Gabriel a uma jovem virgem que morava numa cidade da Galileia, chamada Nazaré, que era noiva de José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo foi a sua casa e disse-lhe:
A: Que a paz esteja com você, Maria. Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
N: Estas palavras a impressionaram muito e se perguntava o que significaria aquela saudação. Então o anjo disse-lhe:
A: Não tenha medo, Maria. Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
N: Então Maria disse para o anjo:
M: Como poderei ser mãe se não tenho relação com nenhum homem?
N: O anjo respondeu:
A: O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com sua sombra. Por isso o menino será chamado de Santo e Filho de Deus
N: Então Maria respondeu:
M: Eu sou a serva de Deus, que aconteça comigo o que Senhor acabou de me dizer
N: E o anjo se retirou da sua presença.


·      PALESTRA: “O poder do Altíssimo suprirá sua fragilidade”



- Maria era uma jovem de seu tempo. Levava, sem dúvida, a vida normal de uma jovem israelita, no seio de uma família judia, de acordo com os costumes do seu tempo. Cresceu com os sonhos lógicos da sua idade e partilhou a esperança de seu povo nas promessas de Deus.


- Maria ainda era uma adolescente quando Deus lhe propõe a nobre missão de ser Mãe do Salvador. Deus, portanto, surge na vida de Maria, quando ela é muito jovem, quando começa a abrir-se para o mundo, quando o seu coração está cheio de sonhos, projetos e grandes ideais.

- Maria responde ao anjo: "Como pode acontecer isso?" Em outras palavras, reconhece que ela não pode fazer nada por si mesma, tudo é possível somente com a intervenção de Deus. Maria sabe que é humanamente frágil para fazer maravilhas nela. Portanto, com atitude humilde e confiante, ela responde: "Eu sou a escrava, a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. É como se dissesse: "Faça o que quiser, porque só vós sois o Santo, só vós sois Deus, o Altíssimo, de vós não procede nada de errado. De vós nos vem tudo o que é bom, porque sois amigo da vida, amigo de todas as criaturas... Vós tudo podeis porque sois Poderoso. E somente em vós e convosco eu também poderei!".

- Maria, reconhecendo que tudo vem de Deus para o bem daqueles que o amam (cf. Rm 8,28), coloca nas mãos de Deus seu próprio barro, sua humilde terra, o seu húmus, todo seu ser!

- E assim, Maria se entrega generosamente ao plano de Deus. Ela lhe dá seu SIM, assinando a folha em branco de um Deus surpreendente, que a conduzirá por caminhos novos e insuspeitados...

- Com Deus, que a chama para servir em seu projeto, descobre a sua própria vocação e canta agradecida, cheia de júbilo e alegria, a força suave de Deus que a acompanhará todos os dias de sua vida.

- Maria, com sua resposta mostra uma grande capacidade de fé, confiança, entrega e disponibilidade. Mas também mostra seu ESPÍRITO JOVEM por aceitar um compromisso desafiador, pela sua abertura ao novo e por seu grande coração.


- Maria tem medo, mas confia, acredita, espera. Com Deus as coisas podem mudar. Ela espera a libertação de seu povo Israel, mas sabe que nada poderá, a não ser com o poder do Altíssimo. Seu jovem coração está cheio de sonhos para transformar seu ambiente. Ela sabe que Deus pode revolucionar a história, mas não sabe o momento. Por isso espera confiante. E quando descobre que é com ela, a jovem Maria, que vai revolucionar a história, canta agradecida a força de Deus em sua pequenez... O poder do mundo não é nada comparado ao amor redentor de Deus, que tudo pode fazer nos pobres de espírito, nos que trabalham pela paz, nos famintos de justiça, nos mansos, nos perseguidos, etc. (Cf. Mt 5,3-12)


- Em Cracóvia, durante a abertura da última JMJ, o Papa insistentemente perguntava aos jovens: "As coisas podem mudar?". E eles gritavam a uma só voz: "Sim!". Francisco nos diz: "Esse grito vem de um coração jovem, que não suporta a injustiça e não pode curvar-se diante da cultura do descartável, nem ceder à globalização da indiferença. Ouçam esse grito que vem das profundezas! Façam o mesmo quando vocês advirtam, como o profeta Jeremias, a inexperiência da sua tenra idade. Deus os anima a ir para onde Ele os enviar: "Não temam diante deles, que eu estou com vocês para os salvar" (Jr 1,8) ".

- O mesmo aconteceu com Maria. O anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria ... o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra". Ou seja, nada do que é seu é alheio a Deus. Quem confia nele está protegido pela sua graça, que tudo pode fazer, tudo permeia, tudo inunda para tirar do nosso barro a mais bela obra.

- Precisamos arrancar de nós as falsas seguranças, os poderes mundanos, que não nos dão felicidade nem nos oferecem a alegria de viver. Como Maria, temos que reconhecer que nada podemos sem Deus. Por ela somos convidadas/os a clamar a Deus com humildade, "Vinde a meu barro pobre e frágil, porque sem Vós nada é possível!"

- Há mais alegria em dar do que em receber (At 20,35). Como Maria, teríamos que arriscar-nos a aceitar a proposta de Deus... Tudo o que vem dele é bom. Ele somente nos pedirá um grãozinho nosso para poder fazer grandes coisas em nós e, por meio de nós, à humanidade

- O Beato Juan Zegri, como Maria, humildemente deixa tudo nas mãos de Deus, e Deus, vendo o dom total da sua vida, faz dele um canal de caridade, de amor aos mais pobres e necessitados ... Ele, que nada poderia sozinho, tendo descoberto sua vocação, movido por Deus e confiando nele, funda uma congregação para continuar mostrando ao mundo de onde vem o verdadeiro poder. O poder de Deus não rouba, não tira o pão aos pobres, não insulta nem é mesquinho, não pensa somente em si mesmo. O verdadeiro poder serve, ama, pensa em todos e quer que todos sejam salvos (cf. 1 Cor 13).

- Só Deus pode fazer tudo em Maria, só Deus pode fazer tudo no Padre Zegri, só Deus pode fazer tudo em mim. Basta com deixar o nosso humilde barro em suas mãos para que o poderoso faça algo em mim.

- Para isso, precisamos aprender de Maria muitas das suas atitudes. Pensemos especialmente nestas:

§  Maria aparece nos Evangelhos como uma mulher que medita e aprofunda os acontecimentos para descobrir neles a luz da Palavra de Deus. Hoje o mundo precisa de pessoas contemplativas que, à luz da fé, percebam a presença de Deus na história.

§   O SIM de Maria na Anunciação é um SIM generoso e total, que não sabe de mesquinharias, limitações e condições... Maria sempre esteve da parte de Deus, a serviço da sua ação no mundo. Ela é um modelo de total disponibilidade ao amor de Deus e ao que Ele nos pede para a construção do Reino na nossa sociedade.

§   Maria tem experiência vital de sua pobreza, indigência e necessidade da intervenção salvadora de Deus. Ela é a primeira entre os humildes e esquecidos da terra. Esta é a primeira condição para que nela se manifeste o poder de Deus.
        


§  Maria, ao cantar o "Magnificat" (Lc 1,46-55), proclama com alegria que Deus ajuda os pobres e muda a situação de injustiça, de opressão e de privilégio que tentam manter os poderosos para sua própria vantagem.

§  Maria é um sinal de libertação para todos nós. Como ela, podemos aspirar à nossa própria e total libertação do mal, do pecado e das escravidões ou situações injustas, contando com a ajuda de Deus.


3.3  ATUAR (nós nos comprometemos)

Maria entende os jovens. Ela foi uma mulher que viveu plenamente a fase da sua juventude, compartilhou os sonhos dos jovens de seu tempo e acompanhou atentamente a adolescência e juventude de seu Filho, Jesus.
Em Maria encontram-se bem definidos os rasgos próprios da juventude de todos os tempos: generosidade, dedicação, compromisso arriscado, entusiasmo, disponibilidade, abertura ao novo, ousadia...  Um grande exemplo de como ser um/a jovem cristão/ã  no mundo atual.

- Se Maria fosse jornalista, aeromoça, cabeleireira, agricultora, enfermeira, professora, prefeita, apresentadora de TV, deputada, guarda de trânsito, dona de casa... Imagine e descreva sua possível maneira de pensar, de encarar a sua profissão e a forma concreta de exercê-la.

- Pode confrontar sua vida com a de Maria e chegar a uma decisão que não apenas a/o leve a arriscar-se, mas que comprometa sua própria vida?!
                  

3.4  REVISAR (O que aprendemos)

       - Algo tocou meu coração de uma maneira especial?
       - Se acontecesse com você o que aconteceu com Maria, você responderia SIM?! Quais são os seus medos?
       - Que lição aprendi do tema de  hoje?



3.5  CELEBRAR (Sintonizemos com o coração de Maria, que é o coração da Igreja que ora)

-  Podemos entronizar um quadro ou imagem de Nossa Senhora e uma vela acesa.
- Cada um/a dos/as jovens acende sua vela no círio aceso e a coloca diante da imagem para ler seu compromisso.
 - Depois de que todos o tenham feito, leem juntos a seguinte oração:


Maria,
admiramos a entrega de sua juventude;
as consequências não lhe resultaram nada fáceis,
foi-lhe solicitado um compromisso duro, uma entrega total;
Você foi a resposta adequada, a que agradou a Deus.
Pedimos sua ajuda para todos os jovens;
realmente ser jovem sempre foi difícil, ainda mais hoje.
Perdem-se os sonhos num mundo de desencanto,
 morrem os ideais diante da impotência e busca de conforto;
a generosidade, a entrega, a disponibilidade, não são valorizadas
nesta sociedade egoísta, interesseira e materialista.
Comunique a sua fortaleza e honestidade aos jovens;
seu amor, grande e fiel, que tudo superou.
Mãe da Juventude, partilhe, ao seu lado, o esforço
de tantos que buscam respostas em Jesus.

Afugente de nós, o desejo de controlar tudo.
 Arranque do nosso coração as falsas seguranças.
Ajude-nos a compreender que o verdadeiro poder vem do servir.
Dê-nos um coração  humilde para entender que nada podemos sem Deus.
E cante conosco a alegria de amar, conhecer e seguir Jesus.
Amém!


-     Canto final: O Magnificat

No hay comentarios:

Publicar un comentario